VOLTA ÀS AULAS DIA 8 - 2 - 2012.

NESTE DIA 8 DE FEVEREIRO DE 2012, O COLÉGIO ESTADUAL JARDIM ESPERAÇA RECEBERÁ SEUS MAIS NOVOS ALUNOS, E TAMBÉM MATARÁ A SAÚDADES DOS ALUNOS ANTIGOS QUE ESTARAM ESTUDANDO NOVAMENTE NO CEJE.

Dicas para uma volta às aulas mais sustentável

(POR LUANA EM SEU BLOG)

Todo início de ano é a mesma correria para a compra do material escolar. E a palavra de ordem é pesquisar, afinal os gastos com o início das aulas pesam no orçamento familiar. Mas para além da preocupação em economizar, muitos pais e até mesmo crianças e adolescentes já estabeleceram outra prioridade: respeitar o planeta! Isso mesmo, a boa notícia é que tem crescido o número de pessoas preocupadas com o impacto que o seu consumo faz ao meio ambiente e, por isso, elas têm preferido materiais ecológicos e sustentáveis até mesmo dentro da sala de aula.

Reaproveitar os livros que foram de irmãos e conhecidos ou comprar exemplares em sebos costumam ser prática comum entre aqueles que desejam gastar menos e, de quebra, contribuir para o bem-estar do planeta. Aqui na Estante Virtual, são mais de 190 mil livros didáticos que representam uma economia que pode chegar a 96%.

Confira nossa estante de livros didáticos!

E foi pensando em ajudar o planeta e reduzir ao máximo o impacto do volta às aulas no meio ambiente que reunimos seis dicas para os pais começarem o período letivo de forma sustentável. Anote aí:

Dica nº 1: Evite o desperdício.

Confira o material que seu filho utilizou no ano passado e tente reaproveitá-lo ao máximo. Compre só o necessário. Lembre-se que cadernos podem ter suas folhas usadas retiradas e podem ser reencapados. Neste vídeo, você confere dicas para decorar seus cadernos antigos. Folhas em branco também podem servir como blocos de anotações.

Dica nº 2: Atenção com as embalagens.

Embalagens protegem o material escolar em seu interior, mas são descartadas logo após a compra. Muitas vezes, são elas que levam anos e anos para se decomporem na natureza. Por isso, prefira produtos com pouca embalagem ou aqueles em que o invólucro pode ter alguma utilização posterior.

Dica nº 3: Prefira produtos ecológicos.

Muitos produtos oferecem versões ecológicas, isto é, versões confeccionadas com materiais sustentáveis e biodegradáveis que agridam bem menos o ambiente. Opte por eles e cuidado com as substâncias tóxicas que podem estar presentes em tintas e massas de modelar!

Dica n°4: Atenção com a merenda escolar.

Evite comidas industrializadas, frituras e refrigerantes. Além de reduzir o descarte de embalagens, você ainda oferece mais nutrientes e saúde para o seu filho. Frutas, sucos e lanches caseiros são sempre as melhores opções.

Dica nº 5: Seja sustentável também na utilização do material escolar.

De nada adianta comprar o produto certo se o descarte não é realizado da forma correta. Verifique se a escola pratica a coleta seletiva e ensine seu filho a fazê-la, tanto em sala de aula como durante a hora do recreio.

E, claro, a dica mais importante de todas: repasse todos esses ensinamentos para seus filhos! Educação ambiental também é algo que deve ser passado de pai pra filho, por gerações. O meio ambiente agradece.