O Colégio Estadual Jardim Esperança foi criado em 2007 e surgiu em função do aumento da demanda escolar de sua região. Assim, devido ao grande crescimento populacional na região de Colombo, e ao conseqüente aumento de procura de vagas nas escolas públicas, o senhor governador Roberto Requião, a pedido da comunidade e do Núcleo Regional da Educação Área Metropolitana Norte, resolve criar este novo estabelecimento de ensino. O Conselho Estadual de Educação apoia a decisão e dessa forma autoriza o funcionamento do novo colégio.

Um fator essencial é que o Colégio é reivindicação antiga da comunidade local e nasce com a incumbência de atender a crescente demanda da região.

As aulas iniciaram-se em julho de 2007, tendo como primeiro diretor o professor Márcio César Cristóvão e secretária Mires Mendes Carvalho. São colaboradores valorosos no processo de fundação deste novo espaço escolar a senhora Rosangela Brejenski e o senhor Hélio Alberti, que estiveram presentes desde o início das reivindicações da comunidade por um colégio mais próximo e participaram ativamente da luta por esta conquista.

As instalações do Colégio são improvisadas em uma antiga metalúrgica e atendeu, inicialmente, em período integral, 31 (trinta e um) alunos, sendo 25 (vinte e cinco) no Ensino Fundamental e 6 (seis) no Ensino Médio. Dos trinta e um alunos, apenas um não conseguiu promoção para a série seguinte.

No ano de 2008, o professor Claudio Iurckevicz assume a direção auxiliar e Valquiria de Fátima Moura assume a secretaria do colégio. Ao final do ano foram realizadas eleições para a escolha da direção do colégio e o resultado foi o seguinte: o diretor Márcio César Cristóvão é eleito Diretor Geral e o professor Ananias Afonso Carneiro assume a direção auxiliar.

A direção eleita chega à gestão do colégio com o objetivo, entre outros, de buscar recursos e local para construção definitiva das instalações do colégio.

Hoje, o Colégio Estadual Jardim Esperança – Ensino Fundamental e Médio - vem cumprindo o objetivo de ajudar o município a melhorar a qualidade de ensino, oferecendo à comunidade mais uma opção de local de estudo.

COLÉGIO ESTADUAL JARDIM ESPERANÇA

NRE: AREA METROP.NORTE
Município: COLOMBO
Dependência Administrativa: Estadual

Dados Cadastrais

Nome da Escola: JARDIM ESPERANCA, C E - ENS FUND MEDIO
Endereço: RUA MARIA RAZOTO ALBERTI Número: 57
Localização Geográfica:
Bairro: JARDIM ESPERANCA Zona: URBANA Cep: 83.402-490

Email: cbxjardimesperança@seed.pr.gov.br

Equipe Administrativa
Diretor: MARCIO CESAR CRISTOVAO Ato de Designação: R0590908 de 23/12/2008
Secretário: VALQUIRIA FATIMA DE MOURA Ato de Designação: P0191008 de 12/02/2008

EM 2011, O CEJE PASSA POR GRANDES DESAFIOS E EMOÇÕES, VAMOS TENTAR ANO APÓS ANO DEIXAR REGISTRADO AQUI O "HISTORICO DO COLÉGIO"

CEJE LUTA POR UM NOVO PRÉDIO

Compra de área de colégio em Colombo volta a ser solicitada

Enviado por Antonio Carlos em Ter, 06/09/2011

O deputado, Pastor Edson Praczyk- PRB, voltou a ocupar a tribuna da Assembleia Legislativa, para reforçar um pedido feito ao governo do Estado através da Secretaria de Estado da Educação, no sentido de atender a reivindicação de compra do terreno do Colégio Estadual Jardim Esperança, que hoje atende cerca de 800 alunos.
O Colégio Estadual Jardim Esperança, em Colombo, funciona já há 7 anos em um local alugado, um antigo barracão onde funcionava uma metalúrgica, pelo qual paga um aluguel de quase 7 mil reais mensais, apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas, que vão desde infiltrações nas paredes e em outros locais, até a inexistência de um local para a prática de esportes dos alunos que estudam neste colégio.

O pedido para que as reivindicações fossem atendidas, estão sendo feitas pelo deputado desde o mês de junho, quando visitou o colégio e pode verificar as dificuldades enfrentadas no dia a dia, apesar do trabalho abnegado de seu diretor, Márcio César Cristóvão e demais diretores e funcionários.

Somente a compra da área, possibilitaria a modernidade das instalações com a construção de uma cancha de esportes, área para atuação do grupo de teatro recentemente criado, uma nova sala para os professores, melhorias na sala de informática, também recentemente inaugurada e nas próprias salas de aula que funcionam de forma precária.

Atualmente, todas as melhorias que são realizadas, partem da ação de alunos professores e funcionários, que realizam promoções e vendem rifas a fim de arrecadar recursos para obras menores que precisam ser feitas diariamente.

Agora, Praczyk espera contar com a sensibilidade do secretário Flávio Arns para que o processo que, segundo a própria Secretaria já está em andamento para que o mesmo seja agilizado e possa, o mais breve possível ser executado dando aos alunos do Colégio Jardim Esperança, a possibilidade de uma melhor qualidade de ensino, e ainda estender o atendimento a outras crianças da região que hoje estão fora das salas de aula.